quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Câmara quer acabar com a magia do Photoshop


Existe um projeto de lei que obrigara as agências de incluir mensagens informando que a imagem usada na peça publicitária foi manipulada por programas de edição (photoshop por exemplo)

Segundo o projeto as peças que tiverem fotos manipuladas por esse tipo de programa deverão incluir a seguinte mensagem: "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada.". Isso vale tanto para imagens em fotos publicitárias quanto qualquer outra foto publicada por veículos de comunicação como as fotos jornalísticas.

O autor da lei, deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), foi procurado para explicar essa questão, mas seu gabinete informou que ele só estará disponível nesta sexta-feira, 25.

Quem descumprir a norma, caso a lei seja aprovada, será punido com advertência, obrigatoriedade de avisar sobre o erro, e multas que vão de R$ 1,5 mil até R$ 50 mil, valores que podem crescer no caso de reincidência. As punições serão aplicadas por um órgão que ainda deverá ser definido pelo Governo Federal, e recairão sobre "pessoas físicas ou jurídicas responsáveis direta ou indiretamente pela divulgação da imagem e para o veículo de comunicação".


Agora imagine você se toda foto tratada no photoshop tiver um aviso de "Essa foto foi editada no photoshop" é o mesmo que escrever em todos ovos de páscoa que "O coelinho não existe"...cade a mágica?

Fonte: Erick Rij

Nenhum comentário: