sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Um bom Texto Publicitário



É comum encontrarmos algumas campanhas onde toda a parte visual estava inpecavel porém o texto estava um lixo, o inverso também acontece. Existem campanhas que não precisam de nenhum desenho ou foto, apenas um texto bem escrito já consegue te convencer que aquele produto era tudo que você estava procurando.

Mas então, se o texto tem tanta importancia assim, como eu faço para escrever bem um desse e ganhar muitos premios?

A resposta é muito simples, basta você encaminhar um SMS para 4922 respondendo "Qual é a agencia de propaganda que é um pleonasmo?" Brincadeiras a parte vamos falar sério agora.

Para se escrever bem, primeiro de tudo é necessário ler bem, ou seja, leia bastante livros, revistas, jornais, blogs, enfim tudo que estiver ao seu alcance, assim você saberá como escrever a mesma coisa em vários veículos diferentes.

Use palavras simples. Nada desse negócio de querer ganhar o Prêmio Nobel de literatura com um anúncio. Embora devamos respeitar a inteligência do seu consumidor, temos a obrigação de lembrar sempre que a simplicidade, no caso, é a mãe dos resultados. Lembre-se que estamos lidando com milhões de pessoas, isso significa que são milhões de vocabulários e bagagens culturais.

Devo usar textos curtos ou longos? Tudo vai depender do publico que você quer alcançar e, logicamente, do veículo que você está utilizando. Lembre-se sempre de que um anúncio não é só texto e não é só figura os dois devem estar em harmonia, ninguém gosta de um anúncio colorido cheio de movimento com um texto gigante...procure sempre um equilibrio, por isso que vocês trabalham em dupla 1 criador e 1 redator.

E se eu estiver escrevendo um informativo? Em um informativo, como o proprio nome já sugere, a sua função é informar. Procure informar algo que seja relevante, aquilo que seu produto faz além da concorrência. Todo mundo sabe que sabão em pó lava a roupa, deixa ela mais branca, macia e com cheirinho de lavanda, diga algo diferente, algo que vá além do basico e, se possível, explique como seu novo produto funciona. Benefícios e promessas devem estar claramente estampados lá no anúncio. Nada de rodeios, e nada de presumir que o consumidor vai entender suas intenções geniais, porém ocultas. Clareza e conteúdo na informação é metade do sucesso garantido!

Fonte: Propaganda é isso ai

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